Santa Casa fecha UTI Neo, suspende cirurgias e vários serviços

A notícia que vem sendo adiada há tempos, bate a porta da Santa Casa que anuncia a paralisação de vários serviços, incluindo cirurgia geral e serviços de proctologia, endocrinologia, bucomaxilofacial, traumatologia. Também vai fechar a ala psiquiátrica. A medida vai afetar a realização de exames das áreas de endoscopia, colonoscopia, tomografia e outros considerados eletivos.
santa casa
A UTI Neo Natal também vai parar suas atividades, a informação é do provedor Antônio Jorge Lima Barcellos de Souza.
A medida segundo a direção do hospital  é dura, mas necessária para que sejam mantidos os serviços de urgência e emergência, sob pena de ter as portas da centenária instituição fechadas.
Os repasses em atraso de verbas da saúde atingem 2.43 milhões, referentes a janeiro à abril deste ano.

santa casa
O governador reconhece a dívida, e lamenta no momento não ter recursos para honrar estes compromissos.
A direção do hospital diz que mesmo com os cortes e a dramática situação vivida no momento, continua aguardando providencias do governo do Estado, para que sejam envidados esforços para a retomada dos serviços.
santa casa
“É muito difícil anunciar isto, diz o Diretor Técnico João Alberto Pereira. Para mim esta é pior crise do hospital em 100 anos. Só para entrar na neo um prematuro gasta cinco mil reais com duas injeções de surfactante, aos prematuros e a diária é 490 por bebê. Para manter o serviço que é referência, diz o médico que a diária deveria ser de 1.200 reais”.
A desativação desses serviços, conforme a nota, começa a vigorar a partir de hoje(6) de maio.
A seguir reproduzimos a nota onde o hospital justifica as decisões tomadas.
20160506_153452-1
20160506_153506-1