Postagem em destaque

CARTA DE DEMISSÃO DA SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA (11.05.2016)

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rej...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SERGIO VIANNA!!!: SERGIO VIANNA!!!: SANTO AMARO - CHAMA CRIOULA



SERGIO VIANNA!!!: SERGIO VIANNA!!!: SANTO AMARO - CHAMA CRIOULA: SERGIO VIANNA!!!: SANTO AMARO - CHAMA CRIOULA : Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, se...

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rejeições, fazem parte, nem cristo agradou, que dirá um mero leiloeiro...

E O BANRISUL, NEGOU O PROJETO DA GAUCHADA E DIZ POR AI QUE É O BANCO DA NOSSA TERRA, DA NOSSA GENTE, GAUCHADA, FAÇAM O MESMO VIREM AS COSTAS PARA O BANRISUL!!! NÃO ESTARÃO PERDENDO NADA!!! É UM BANQUINHO DE BOSTA MESMO!!!



Cavaleiros distribuem centelhas da Chama 


Crioula para 30 regiões do RS

Acendimento da Chama aconteceu no sábado (17), em Santo Amaro do Sul.
Cavalarianos vão levar centelhas do fogo até 30 regiões do estado.




Cavalarianos viajam pelo RS para levar centelhas da Chama Crioula (Foto: Deivis Bueno/ Estampa da Tradição Fotografia)

Cavalarianos viajam pelo RS para levar centelhas da Chama Crioula (Foto: Deivis Bueno/ Estampa da Tradição Fotografia)


Após ser acesa na manhã de sábado (17), em Santo Amaro do Sul, no interior do município deGeneral Câmara, no Rio Grande do Sul, a Chama Crioula, símbolo das comemorações da Semana Farroupilha, foi dividida em 30 partes que serão levadas para as 30 regiões tradicionalistas do estado. A distribuição das centelhas será feita por cerca de 1,5 mil cavalarianos, que vão percorrer o território gaúcho em pequenos grupos até o dia 14 de setembro, data oficial de abertura dos Festejos.
Segundo o assessor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Rogério Bastos, até o ano 2000 o Acendimento da Chama Crioula não contava com a distribuição das centelhas. Dessa forma, a cerimônia não tinha tanta repercussão em todas as regiões do estado.
Crianças participaram do Acendimento da Chama Crioula em General Câmara (Foto: Deivis Bueno/ Estampa da Tradição Fotografia)Crianças participaram do Acendimento da Chama
Crioula em General Câmara
(Foto: Deivis Bueno/ Estampa da Tradição Fotografia)
Desde 2001, no entanto, a Chama Crioula passou a ser compartilhada entre as 30 regiões tradicionalistas gaúchas por meio de centelhas, causando uma grande mobilização em torno dos preparativos para as comemorações da Semana Farroupilha.
“Essa mudança a partir de 2001 deu uma importância maior para o evento, mostrou o verdadeiro significado da Chama Crioula, que é dar o início dos Festejos Farroupilha. A partir do momento em que se acende a Chama, começam as comemorações e o estado inteiro se envolve nesse processo”, afirma Rogério.
Algumas cavalgadas que conduzirão a chama devem levar mais de 20 dias para alcançar o destino, como no caso do grupo que vai atéSantana do Livramento, cidade localizada a quase 500km de distância de Santo Amaro do Sul, onde a Chama foi acesa. Ao longo do percurso, os grupos vão parando em estâncias e fazendas onde são recebidos para descansar e se alimentar.
“Os grupos são formados por pessoas que fazem outras cavalgadas durante o ano. Grande parte dos cavalarianos que distribuem a Chama são aposentados ou profissionais liberais que têm a possibilidade de ficar esses dias fora do trabalho. Alguns também tiram férias nos meses de agosto e setembro para participar da cavalgada”, explica o assessor do MTG.
Em Porto Alegre, a centelha deve chegar na próxima sexta-feira (23) e será guardada na sede da 1ª Região Tradicionalista, no Bairro Tristeza, até o dia 7 de setembro. Na data será levada até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se unirá à Chama da Pátria para marcar a abertura oficial do Acampamento Farroupilha.


POSTAGENS DE SERGIO VIANNA