Postagem em destaque

CARTA DE DEMISSÃO DA SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA (11.05.2016)

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rej...

domingo, 18 de agosto de 2013

SANTO AMARO - CHAMA CRIOULA

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rejeições, fazem parte, nem cristo agradou, que dirá um mero leiloeiro...



NOS DIAS 15, 16 E 17 DE AGOSTO, TIVEMOS UM GRANDE EVENTO EM SANTO AMARO, LOCAL CONHECIDO POR SUA GEOGRAFIA, PELA BARRAGEM DE AMARÓPOLIS, A TERCEIRA CIDADE MAIS ANTIGA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, SUAS BELEZAS ATRAEM PESSOAS DE TODOS OS ESTADOS, SUAS FESTAS, JÁ CONHECIDAS, COMO A FESTA DE SANTO AMARO, NOS DIAS 01 A 15 DE JANEIRO DO ANO CORRENTE, FESTA DOS NAVEGANTES, SEMPRE NA SEMANA SEGUINTE AO DIA 02 DE FEVEREIRO, ONDE JUNTA MUITOS BARQUEIROS QUE SAEM DE PORTO ALEGRE E REGIÃO, PARA PRESTIGIAR A FESTA, COM BAILES, JANTERES, BARRACÕES ARMADOS, ASSIM E CONHECIDO SANTO AMARO, AGORA TEMOS MAIS UM CAPÍTULO DESTA HISTÓRIA, O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA, NESTE ANO DE 2013.


"A
"ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA"

TIVEMOS MAIS OU MENOS DE 1.500 A 2.000 CAVALOS NA ABERTURA DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA, EM SANTO AMARO, FESTA ORGANIZADA PELOS GAÚCHOS DA REGIÃO COM MUITO SOFRIMENTO, NA BASE DA BOA VONTADE, UMA VEZ QUE NÃO LHES FOI OFERECIDO PATROCINIOS NEM INCENTIVOS, PELO CONTRÁRIO TIVEMOS A INFELICIDADE DE SABER, QUE O FAMOSO BANCO DOS GAÚCHOS, COMO SE APRESENTA O "BANRISUL" NEGOU O PROJETO CALCULADO EM R$ 40.000,00 - A VERGONHA QUE TEMOS ATE DE FALAR UM ABSURDO DESTE TAMANHO, SABENDO QUE O BANRISUL, PATROCINA QUALQUER EVENTO QUE COLOQUE MEIA DÚZIA DE MULHER SEMI NUA, COMO GAROTA VERÃO E OUTROA EVENTOS DA HORA, NO ESTADO.
ESTAMOS FALANDO DE UM BANCO, QUE EM SUAS PROPAGANDAS DE CAPTAÇÃO, USA UM SLOGAM  "BANRISUL, O BANCO DA NOSSA TERRA, O BANCO DA NOSSA GENTE" E EU PERGUNTO, ISSO PODE, ESTE É O BANCO QUE VIRA AS COSTAS PARA AS PESSOAS QUE POR HORA A LARGO CUSTO E SOFRIMENTO, LEVA NOSSOS COSTUMES, NOSSAS TRADIÇÕES, NOSSAS RAÍZES, NAS COSTAS, LEVANDO  ISSO A TODOS OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO, TRADICIONALISTAS INCASSÁVEIS, QUE DEIXAM SEUS COMPROMISSOS, PARA DEFENDER A TRADIÇÃO, A HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NO PALANQUE ENTRE UM DISCURSSO E OUTRO, ESTAVA UM REPRESENTANTE DO GOVERNADOR, QUE AO ABORDAR O ASSUNTO, DISSE EM BOM TOM, QUE LAMENTAVA O EPISÓDIO DO BANRISUL, MAS QUE O GOVERNADOR, NÃO TINHA PODER DE INTERVENÇÃO SOBRE O ASSUNTO, EU VOS DIGO QUE ACREDITO NESSE GOVERNADOR, ACREDITO QUE AQUELE SR. MANDATÁRIO DO GOVERNADOR, ESTAVA LÁ FALANDO A VERDADE, ESTE GOVERNADOR SÓ TEM PODER SOBRE AQUILO QUE LHES INTERESSA E NOTÓRIAMENTE O NOME A HISTÓRIA DO ESTADO, NÃO LHES INTERESSA, MAS FICA AQUI UM RECADO A TODOS OS GAÚCHOS DESTE RIO GRANDE, APRENDÃO A USAR O PODER QUE ESTE ESTADO LHES CONFERE, EM SANTO AMARO ISSO FICOU PROVADO, SUAS VOZES TEM PODER E ATRAVESSAM O MUNDO, USEM ISSO NA HORA CERTA E VIREM AS COSTAS PARA ESTA INSTITUIÇÃO "BANRISUL", E VOTEM NAQUELES QUE RESPEITAM A HISTÓRIA DESTE ESTADO E NÃO SEJA UM BONECO DE FANTOCHE, COMO ESTE GOVERNO QUE HOJE TEMOS NO RIO GRANDE DO SUL, QUE SEJA PASSADO ESTE RECADO A CADA GAUCHO, EM CADA ENVERNADA, PORQUE SÃO DUAS AS MAIORES INTITUIÇÕES DO NOSSO ESTADO, UMA O MTG, OUTRA A BRIGADA MILITAR, QUE DE NORTE A SUL, ONDE VOCE PASSAR ESTAS INSTITUIÇÕES LÁ ESTARÃO, DE FORMA QUE UMA VERGONHA DESTA, NÃO MAIS FAÇA PARTE DE UM EVENTO DO TAMANHO DESTE QUE ASSISTIMOS EM SANTO AMARO, SÃO MINHAS CONSIDERAÇÕES E CERTAMENTE AS CONSIDERAÇÕES DO POVO DE BEM DO NOSSO ESTADO, VIREMA AS COSTAS PARA ESTE BANCO TRAIÇOEIRO E ANTIGAÚCHO QUE É O BANRISUL!!!!

SERGIO VIANNA.


Símbolo da Semana Farroupilha, 

Chama Crioula é acesa no RS

Cerimônia ocorreu na manhã deste sábado (17) em Santo Amaro do Sul.
Presidente do MTG acendeu a chama, acompanhado de outras autoridades.

Giovani GrizottiDa RBS TV
Comente agora
Chama foi acesa na manhã deste sábado, com festa em Santo Amaro do Sul (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)Chama foi acesa na manhã deste sábado, com festa em Santo Amaro do Sul (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Foi acesa na manhã deste sábado (17), em Santo Amaro do Sul, no interior do município deGeneral Câmara, no Rio Grande do Sul, a Chama Crioula. Símbolo das comemorações da Semana Farroupilha, ela será agora distribuída em centelhas para 30 regiões tradicionalistas do estado. A cerimônia foi realizada com a presença de centenas de cavaleiros, que se encarregarão da distribuição.
Chama foi retirada de lampião de igreja construída no Século XVIII (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)Chama foi retirada de lampião de igreja construída
no Século XVIII (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
A chama foi acesa pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, acompanhado do patrono da Semana Farroupilha, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, fundador do grupo Os Monarcas, e também do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris.
O lugarejo no interior de General Câmara escolhido pelo MTG ara o acendimento da chama também foi cenário de batalhas da Guerra dos Farrapos e ainda preserva a casa onde nasceu o líder Farroupilha Gomes Jardim e a construção que serviu de sede para as tropas imperiais.
A chama foi retirada de um lampião localizado dentro de uma igreja construída no Século XVIII. Diz a irmandade que administra a igreja que esse fogo está aceso desde 1814, a pedido de um militar dá época que cedeu uma área de terra aos grupo de católicos.
Algumas cavalgadas que conduzirão a chama levarão mais de 15 dias para alcançar o destino. Em Porto Alegre, a centelha deve chegar no domingo (18) e será guardada na sede da 1ª Região Tradicionalista, no Bairro Tristeza, até o dia 7 de setembro, quando será levada até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se unirá à Chama da Pátria para marcar a abertura oficial do Acampamento Farroupilha.

Chama Crioula é acesa em local histórico de General Câmara

Tradicionalistas de todo o Estado estão na cidade para extrair centelha do fogo simbólico

Ocorreu na manhã deste sábado, 17, a solenidade oficial de acendimento da Chama Crioula para os festejos farroupilhas no Estado deste ano. A vila histórica de Santo Amaro do Sul, no município de General Câmara, recebeu tradicionalistas de todo Estado em busca da partida com a centelha. Desde quinta-feira, 15, representantes de piquetes de cavalarianos de diversas regiões tradicionalistas começaram a chegar ao local.
A geração da Chama Crioula aconteceu dentro da Igreja Matriz de Santo Amaro, a terceira mais antiga do Rio Grande do Sul, construída em 1787. A cerimônia de distribuição para as delegações começou às 9 horas, quando vários piquetes de cavalarianos de diversas regiões tradicionalistas seriam com uma centelha para o acendimento dos fogões em todos os municípios. À tarde, acontece o 2º Seminário Estadual da Juventude Gaúcha, no salão paroquial, com palestras sobre “Liderança Jovem” e “Pontos históricos do RS”. Para as 16 horas está agendado um passeio cultural também em Santo Amaro do Sul.
A candidatura de General Câmara como possível sede do acendimento, juntamente com a justificativa para tal, ocorreu nos meses de setembro e outubro. A ideia surgiu durante a Semana Farroupilha, no ano passado. A confirmação ocorreu em janeiro durante o 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Santa Maria. O distrito de Santo Amaro deverá receber durante o período de distribuição da centelha da Chama Crioula entre 1 mil e 1,5 mil cavaleiros, que poderão acampar no local, e um público aproximado de 2 mil pessoas.

O tema da Semana Farroupilha 2013 é O Rio Grande do Sul no imaginário social, com foco na importância das experiências coletivas ou individuais de uma sociedade, com a busca do indivíduo pelo seu lugar e razão de ser no tempo e espaço. A música oficial é Eu sou Rio Grande, de Gujo Teixeira e Luciano Maia.



POSTAGENS DE SERGIO VIANNA