Postagem em destaque

CARTA DE DEMISSÃO DA SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA (11.05.2016)

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rej...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Chama Crioula é gerada para todo o Brasil

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rejeições, fazem parte, nem cristo agradou, que dirá um mero leiloeiro...

SANTO AMARO – GENERAL CÂMARA | 20/08/2013
Chama Crioula é gerada para todo o Brasil



O esforço da 2ª Região Tradicionalista (2ª RT) foi coroado no sábado, 17, quando o fogo que arde desde 1814 em uma lamparina, no interior da Igreja de Santo Amaro do Sul, em General Câmara, gerou a Chama Crioula para os festejos farroupilhas de 2013. Conta a história, que a manutenção deste fogo é um pedido feito por um militar, que teria doado terras à irmandade católica responsável pelo local.

A Chama Crioula permanecerá na Igreja de Santo Amaro até o início da Semana Farroupilha, dia 13 de Setembro.O coordenador da 2ª Região Tradicionalista, Ivan Fernando Botelho, relata que teve o apoio do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, desde o início. A disputa pela geração da Chama e a falta de patrocínios não foram empecilhos para receber todas as regiões tradicionalistas do Estado. Emocionado, Botelho agradeceu o trabalho feito pelo presidente da comissão, Altair Lima da Silva, e pelo apoio do prefeito de General Câmara, Darci Freitas.
- Fizemos um evento sem dinheiro. Com simplicidade, mas com muita dedicação. Agradeço a todos os patrões, peões e prendas por defender a 2ª RT. Temos mais eventos programados para este semestre, como a interregional do Enart e o

O distrito de Santo Amaro do Sul recepcionou as 30 regiões tradicionalistas e os embaixadores do tradicionalismo espalhados pelo Brasil. Delegações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia se uniram aos peões e prendas para acender a centelha da Chama Crioula e espalhá-la para o País.

- Reunimos o Brasil de bombacha aqui em Santo Amaro do Sul. Distrito que abriga edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), inclusive o casarão do herói farroupilha e primeiro presidente da República Rio-Grandense, José Gomes de Vasconcelos Jardim. Resgatamos esta história –disse o presidente do MTG, Erival Bertolini, que, emocionado, elogiou o patrono da Semana Farroupilha deste ano, Nésio Correa (Gildinho).

- Este homem vocês não deixem de aplaudir. Este homem segurou o tranco do Rio Grande. Pegou o seu grupo e disse: “aqueles que quiserem manter a tradição do Rio Grande fiquem comigo. Aqueles que não quiserem, as porteiras estão abertas. Porque enquanto eu existir e as minhas munhecas tiverem força não executo outro ritmo e me recuso a assistir” – relembrou Bertolini.
Enfim, o presidente desabafou:

- Peões e prendas, vocês que nos ajudam a manter a tradição, evitando as vaidades pessoais. Temos que lutar para manter os CTGs. Que não seja preciso virar o cocho e deixar de usar aqueles utensílios que serviram para criar os nossos pais, avós e bisavós. Isto não é falta de higiene. Falta de higiene é a falta de fiscalização dos órgãos públicos, que estão fazendo xixi em latas de leite e nada é feito. Puchero, carreteiro, feijão campeiro no CTG não dá distúrbio estomacal. Não dá intoxicação alimentar. O fogo da fazenda Boqueirão faz 217 anos que está aceso e nunca incendiou um galpão. Aí um incêndio queimou uma boate e eles querem fechar os CTGs. Temos que resolver estas questões. Vamos deixar os Centros de costaneira, como sempre foi. Obrigado por vocês terem vindo a Santo Amaro e aplaudir o Movimento - encerrou Bertolini.
encerramento das atividades do MTG neste ano. Obrigado a todos que trabalharam. Desde as pessoas da Secretaria de Obras até o protocolo - destacou Ivan.







 

POSTAGENS DE SERGIO VIANNA