Postagem em destaque

CARTA DE DEMISSÃO DA SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA (11.05.2016)

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rej...

domingo, 21 de julho de 2013

Rigor do inverno: Fenômeno pôde ser visto por mais de uma hora na noite deste sábado

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rejeições, fazem parte, nem cristo agradou, que dirá um mero leiloeiro...


Rigor do inverno21/07/2013 | 14h03

Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul

Fenômeno pôde ser visto por mais de uma hora na noite deste sábado

Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Família ouviu os floco baterem na janela e correram para fotografarFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Um morador de Encruzilhada do Sul registrou a queda de flocos de gelo na noite deste sábado, no interior do município do Vale do Rio Pardo. De acordo com especialistas da Somar Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora havia previsão de neve, o fenômeno ocorrido deve ter sido chuva congelada.

— Começou por volta das 23h. Nós estávamos na sala vendo televisão, quando ouvimos os flocos baterem na janela. Eles iam caindo e, quando chegavam no chão, derretiam. Corremos para fotografar — conta o piloto aposentado Ruben Azambuja, 71 anos, que assistiu ao fenômeno junto com a mulher e a filha.

Segundo ele, a chuva durou mais de uma hora, enquanto o termômetro que mantém no pátio de casa marcava 3ºC. Conforme Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia, embora o fenômeno possa ser facilmente confundido com neve, a probabilidade maior é de que a família tenha presenciado chuva congelada:

— No momento do evento as temperaturas estavam em torno de 6°C e o fato de os flocos derreterem ao chegar no chão, é característico de chuva congelada. Para ser neve a temperatura teria que estar próxima a 0°C e ontem, às 23h, nenhuma estação do Estado estava com temperatura próxima a 0°C.

Especialistas do Inmet confirmaram o diagnóstico de Nadiara. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas devem cair ainda mais entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda, com o avanço de uma massa de ar polar. A previsão é de neve para pontos das serras gaúcha e catarinense e do norte do Rio Grande do Sul.


Qual a diferença entre neve e chuva congelada?
Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, a neve ocorre quando os flocos saem da nuvem já congelados e se mantém flocos congelados até chegar ao chão, porque toda a camada da atmosfera está com temperatura próxima ou inferior a 0°C. 

Já a chuva congelada ocorre quando as gotas  se congelam durante "o caminho" entre a nuvem e a superfície. Isso ocorre porque nem toda a atmosfera está com temperatura de 0°C ou abaixo de 0°C, mas no momento que as gotas encontram uma camada muito fria elas congelam e normalmente quando chegam ao chão derretem rapidamente.

Mínimas no Estado:
Paraí: 0,8ºC
Bagé: 2,2ºC
Canguçu: 2,3ºC
Uruguaiana: 3,7ºC
Caxias do Sul: 4ºC
Canela: 4,3ºC
Bento Gonçalves: 5,9ºC 

POSTAGENS DE SERGIO VIANNA