Postagem em destaque

CARTA DE DEMISSÃO DA SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA (11.05.2016)

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rej...

domingo, 7 de julho de 2013

Freud examina o que mantém uma multidão coesa

Este blog, tem como finalidade, expor as mazelas, as quais convivemos em nosso dia a dia, sempre baseado em informações, divergências ou rejeições, fazem parte, nem cristo agradou, que dirá um mero leiloeiro...



Freud examina o que mantém uma multidão coesa



Dentre os fenômenos da mente examinados por Sigmund Freud (1856-1939), "o que mantém coesa uma massa de pessoas?" intrigou o pai da psicanálise por muito tempo. "Psicologia das Massas e Análise do Eu" apresenta as considerações de Freud sobre este tema.
"A psicologia das massas trata do indivíduo como membro de uma tribo, um povo, uma casta, uma classe, uma instituição ou como elemento de um grupo de pessoas que, em certo momento e com uma finalidade determinada, se organiza numa massa", escreve Freud na introdução da obra.
Publicado originalmente em 1921, o ensaio é fruto de anos de pesquisas e observações. O título está inserido no contexto do período entreguerras, quando ideais nazistas e fascistas começam a ganhar força na Europa devastada pela Primeira Guerra (1914-18).
"O diálogo com a filosofia também se faz presente buscando pontos de articulação com alguns pensamentos de Platão, Kierkegaard e Nietzsche", escreve o psicanalista e professor Edson Sousa no prefácio à edição.
Freud se detém no funcionamento e nos mecanismos inconscientes que fazem uma multidão obedecer e idolatrar a um líder. Segundo Sousa, o livro "traz elementos que nos permitem abordar fenômenos sociais como o racismo, a intolerância religiosa e o fanatismo político".
Divulgação
"Psicologia das Massas..." é um dos textos sociais de Sigmund Freud
"Psicologia das Massas..." é um dos textos sociais de Sigmund Freud
Conhecido como um de seus textos sociais, a "Psicologia das Massas e Análise do Eu" debate as ideias de Gustave Le Bon (1841-1931) e usa conceitos como identificação, regressão, idealização, libido e recalque na investigação.
Nascido em 1856, na região da Morávia, Freud estudou medicina na Universidade de Viena e se demonstrava especialmente intrigado com a neurofisiologia. Já graduado, trabalhou no hospital da mesma cidade, quando conheceu Jean-Martin Charcot (1825-93) e o uso da hipnose.
Anos mais tarde, em 1895, publica "Estudo sobre Histeria" em parceria com o médico Joseph Breuer. "A Interpretação dos Sonhos", considerada sua obra mais importante, chega quatro anos depois.
A edição de "Psicologia das Massas e Análise do Eu" publicada pela L&PM traz revisão técnica e prefácio de Edson Sousa e ensaio biobibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa. Leia trecho do livro.
*
"Psicologia das Massas e Análise do Eu"
Autor: Sigmund Freud
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 176
Quanto: R$ 15,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.
Compartilhe

POSTAGENS DE SERGIO VIANNA